Sobre Castelo Branco
Situada no centro de Portugal, habitada desde a Idade do Bronze, estabelece uma fronteira entre duas regiões marcadas culturalmente, distintas desde tempos remotos: o mundo do granito e o mundo do xisto.
Castelo Branco é um dos maiores municípios do país e capital de distrito do Centro de Portugal, com 35.00 habitantes no seu perímetro urbano.
A cidade ganhou destaque por se ter tornado um polo administrativo e económico de inegável atratividade para a região da Beira Interior e também por possuir uma localização geográfica dado sua proximidade com a fronteira espanhola, estando assim mais próxima da Europa.
De forma notável, Castelo Branco conseguiu contrariar a tendência de desertificação das zonas rurais do interior, conseguindo atrair população nos últimos anos.
Dispondo de condições excecionais, Castelo branco é reconhecida como uma das cidades do país de média dimensão com melhor qualidade de vida, ocupando uma posição de destaque em diversos rankings. A cidade tem sido alvo de profundas intervenções requalificação urbana, é hoje uma cidade moderna e agradável para viver, onde o passado e o presente coabitam num raro equilíbrio entre história e modernidade. Castelo branco tem uma mistura única de paisagens urbanas e rurais que favorecem um importante setor agroalimentar com múltiplos intervenientes: agricultores, indústrias de transformação de alimentos, Centros de Investigação e Inovação Agroalimentar e Escola Superior Agrária. A cidade oferece as condições adequadas para o envolvimento em políticas e práticas alimentares inovadoras e para a criação de um laboratório vivo para a transformação do sistema alimentar.
Sobre
Queremos desenvolver um sistema alimentar sustentável e acessível em Castelo Branco, Portugal e internacionalmente. O nosso objetivo é construir um plano alimentar nas cidades que garanta a transição para um sistema alimentar seguro, saudável, sustentável, inclusivo, equitativo e económico. Envolvemos os decisores públicos da cidade, academia, estudantes, investigadores e residentes locais no desenvolvimento ativo do sistema alimentar em laboratórios vivos.
O projeto é fortemente suportado pela estratégia FOOD 2030 da UE. As cidades e áreas urbanas formam uma rede onde experiências, informações e boas práticas são partilhadas. As cidades trazem alimentos para o programa de ação municipal e criam oportunidades para a mudança do sistema alimentar em direção a sistemas sustentáveis, saudáveis e abrangentes. Com a ajuda da rede, as cidades são incentivadas a desenvolver práticas inovadoras e personalizadas com base nos residentes.