FUSILLI: A produção global de alimentos tem um impacto significativo no clima e na capacidade de carga dos ecossistemas. O projeto internacional orienta as áreas urbanas europeias para sistemas alimentares saudáveis, sustentáveis ​​e seguros e apoia as políticas urbanas que os promovem. E a cidade de Castelo Branco está inclusa neste sistema e a fazer a sua parte.

Inauguração da Casa da Sustentabilidade em Kolding

A 7 de maio de 2022, a cidade Living Lab Kolding, na Dinamarca, inaugurou a “Casa da Sustentabilidade”, localizada no centro da cidade de Kolding, na Jernbanegada 3.

À tarde, o Presidente da Câmara de Kolding, veio “cortar a fita” e semeou a primeira semente. Todos os convidados presentes no evento da abertura, acompanharam-no neste gesto para assinalar o dia para o futuro e para fazer uma referência a “queremos ver crescer as iniciativas sustentáveis”. Infelizmente, devido às restrições impostas pelo COVID-19, a cidade só pôde reunir 25 pessoas para a inauguração, mas houve muita comunicação sobre o evento nas diferentes plataformas de comunicação.

O significado da Casa da Sustentabilidade

A abertura da Casa da Sustentabilidade é um marco fundamental para a implementação da Estratégia da Sustentabilidade “Kolding 2030”, uma vez que é aqui que a estratégia “ganhará vida”. A casa estará aberta ao público e espera-se que acelere a agenda sustentável e especialmente, que convide os cidadãos e as partes interessadas a juntarem-se à viagem. O papel da Casa da Sustentabilidade centra-se nas medidas Kolding 20230, na sustentabilidade, na inspiração e na partilha de conhecimentos. Foi concebida em conjunto com os estudantes da SDU, da Escola da Design e de outras “bolas de fogo” sustentáveis. A ambição é criar um centro e em última análise, um laboratório vivo para iniciativas sustentáveis e pessoas apaixonadas pela sustentabilidade, que serão um valor acrescentado e que criarão sinergias entre as indústrias, as empresas, as organizações e os cidadãos.

Casa da Sustentabilidade e o FUSILLI

A Casa da Sustentabilidade é muito importante para o projeto FUSILLI (também denominado Food2030 em Kolding para vinculá-lo à estratégia Kolding2030 e torna-lo mais identificável) uma vez que o projeto está intimamente ligado a muitas das medidas de sustentabilidade. Além disso, a casa será uma sala de exposição fundamental para as diferentes ações do FUSILLI dos Living Labs, cem como um excelente local para a criação de redes e para a realização de eventos e workshops. Será também um espaço de encontro para o projeto FUSILLI/FOOD2030, pois os membros do projeto do município e o parceiro FUSILLI SDU usarão a casa semanalmente para reuniões internas, para reuniões com partes interessadas e cidadãos, para workshops e partilha de informações.

FUSILLI/FOOD2030 na Abertura

• Pirâmide Alimentar da Pegada de Carbono Interativa: Na área de exposição, houve uma apresentação interativa da Pirâmide da Pegada de Carbono, através de uma excelente visualização da pirâmide e de um exercício em que as pessoas tinham de colocar uma seleção de especiarias alimentares na categoria (Verde: 0-2 kg de CO2 por kg, Amarelo 2-8 kg de CO2 por kg e Vermelho 8-20 kg de CO2 por kg) em que acreditam que o alimento pertence em termos de pegada de carbono.
  • O sabor da comida do futuro: Das duas empresas de alimentos de Kolding, Source Technology e EasyFood, uniram forças e serviram uma versão da “comida do futuro”, composta por deliciosos petiscos à base de plantas (hambúrguer de pepitas de plantas, sandes de frango à base de plantas e bolas de plantas) que obteve uma reação muito positiva.

▲*Pirâmide Alimentar de Pegada de Carbono com Danielle Wilde (SDU) e Helle Vilsbøll (Cidade de Kolding) (Créditos: Cidade de Kolding)

_____________

*Presidente da Câmara plantando a primeira semente (Créditos: Cidade de Kolding)

_____________